2 de março de 2011

Chega de tabaco!

    É isso ai. To pensando seriamente em parar de fumar. Ao longo dos últimos meses esse é um pensamento que me vem a mente e como um bom viciado, espero passar. Aquela historia de que vontade é bom por que da e passa. Resolvi postar sobre isso que é para ver se esse pensamento se concretiza. Marquei uma data para diminuir os números de cigarro e posteriormente parar. Atualmente fumo cerca de 35 cigarros por dia. A data será segunda-feira depois do carnaval. Parar no carnaval é querer demais, né? Só em pensar nisso me vem uma vontade louca de fumar para compensar o tempo que ficarei sem ele. Tem gente viciado em amor, viciado em tristeza, viciado em bebidas e tem gente viciado em lembranças, às vezes penso que essa é eu. O cigarro me remete a lembrança de meu pai. Cigarro tem cheiro de infância. Talvez isso seja uma grande desculpa que me imponho por não parar e torna tudo tão mais "desculpável". Não sei, neste momento a vontade de apagar o que acabei de escrever e refletir melhor sobre parar ou não me divide. Primeiro passo não farei isso, não apagarei, me submeterei a vergonha caso não consiga. Já parei outras vezes por períodos que variaram de 1 ano a 1 ano e meio. Sei que algumas coisas que falam sobre como é bom parar, tipo o sabor das coisas se acentuam, a percepção do cheiro se amplia, é tudo balela.
     Só um viciado como eu sabe que nada é tão bom quanto uma xícara de café na mão e um cigarro na outra, os pensamentos voam. Outro dia falando com um fumante sem cigarro, é assim mesmo porque viciado nunca deixará de ser viciado, ele para por um tempo, mas no momento em que acender o primeiro perderá as contas dos que virão depois, então  falando com esse amigo temporariamente sem nicotina, ouvi dele o seguinte: - O que mais sinto falta são dos pensamentos organizados que tinha logo após acender um cigarro. É isso mesmo, quando há pensamentos fragmentados causando ruídos na mente, nada como um cigarro para organizá-los, a fumaça age como uma cola, conectando os pedaços.
     To louca para acender um agora mesmo e  me perguntando  por que parar agora? Afinal do câncer de pulmão não fujo mais, são muitos anos de nicotina para imaginar que a semente não já está plantada e regada dentro de mim. Por que então? Eu particularmente não ligo muito para essa coisa de ganhar mais uns anos, realmente isso não me comove, nem me move. Quero parar para ter mais tempo ao lado das pessoas agora, ficar mais cinco minutos ao lado delas. Sou uma fumante consciente, se é que existe isso, mas não fumo em lugares fechados, próximo a crianças, bares, hospital então nem pensar, tanto que quando exerci função pedagógica, parei, parei por que não queria que os alunos me vissem com um cigarro na mão, essa coisa de responsabilidade levo muito a sério. Então perco tempo quando saio e abandono as conversas, me afasto para longe para acender cigarros é isso que me incomoda, me afastar das pessoas, amo estar perto. Afasto-me voluntariamente, por não ter que submetê-las a fumaça, ao cheiro, eu odeio o cheiro de tabaco. Claro que existem os que fumam e não preciso fazer isso, mas são minorias, ainda bem.
     Talvez  quando começar a parar, recorrerei a postar aqui todos os momentos em que a vontade de fumar me consuma e o monstro da abstinência venha se apoderar de mim. Sim porque ele existe. Então postarei toda e qualquer bobagem que me deixe ficar mais um minuto sem fumar. Que sejam delírios, mas delírios de desintoxicação.  Que venha dia 14/03/2011.  Ai que medo....Preciso acender um cigarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário